Semeando um futuro melhor...

Semeando um futuro melhor...

terça-feira, 3 de abril de 2012

TEXTO FINALISTA – MEMÓRIAS LITERÁRIAS Entre Baldes e Fantasmas

Este texto faz parte de uma publicação com um texto introdutório do qual destacamos o seguinte fragmento:

“A edição contou com mais de 230 mil inscrições de professores, de 60.123 escolas, envolvendo assim, mais de 7 milhões de alunos, de 99% dos municípios brasileiros.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro vai além de um concurso: oferece propostas de formação dos educadores, seja nas orientações pedagógicas dos materiais oferecidos, seja na participação em encontros para reflexão sobre as práticas educativas, com o objetivo de aprimorar o processo de escrita dos alunos. Desse modo, pretende contribuir para uma prática pedagógica de melhor qualidade.
Valorizando a interação das crianças e jovens com a realidade em que vivem, a Olimpíada adota o tema ‘O lugar onde vivo’. Assim para escrever os textos, o aluno resgata histórias, estreita vínculos com a comunidade e aprofunda o conhecimento sobre o seu lugar. E isso contribui para o desenvolvimento de sua cidadania.
Esta coletânea reúne os textos dos alunos finalistas da edição 2010 da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Parabenizamos os novos escritores e os seus professores que tão bem apoiaram seus alunos e os ajudaram a descobrir a força que a escrita tem.”




Entre Baldes e Fantasmas


E.M.E.F.PROFª DILZA FLORES ALBRECHT
Sabrina de Souza Rozado - 7ª série
Professora Daniela Correa da Silva




Minha infância foi muito difícil. Trabalhava na roça para ajudar no sustento da família. Nós passávamos por momentos tristes: a falta de comida, roupa e remédios. Naquela época era comum que crianças ajudassem a família e com isso acabavam largando cedo os estudos.
Ah, os baldes! Esses me deram forças... (risos). Tínhamos que caminhar até um rio muito longe para pegar água que servia para nossa alimentação e higiene. Os baldes ficavam mais pesados a cada passo do interminável caminho. Mas, apesar das dificuldades, lembro-me desse tempo com muito carinho: o pedido de desculpas no olhar de nossos pais e os sonhos que tinham para o futuro.
Naquele tempo, o jeito de namorar também era diferente. Recordo que quando conheci meu marido só podia namorar em casa com a vigilância de meus pais. Sabia também que já estava “metida” em compromisso sério, pois não podíamos correr o risco de ficar mal faladas no bairro.
Casei e vim para a cidade “grande” à procura de uma vida melhor, uma oportunidade de emprego. Morei um tempo na cidade de Canoas e, mesmo trabalhando, sofríamos com as prestações do aluguel, pois a família foi crescendo e as despesas também. Então surgiu a oportunidade de comprarmos uma casinha em São Leopoldo; assim vim morar no bairro Cohab. Lembro-me de que quando cheguei aqui as pessoas falavam que este lugar tinha sido um grande cemitério. Alguns moradores ficavam assustados, porque coisas estranhas aconteciam em suas casas. Até hoje, quando contam “causos” de assombração, sempre tem alguém que lembra da história do cemitério e dos tais fantasmas que assombravam suas casas. Fui me apegando a este lugar e enfrentando os fantasmas da vida. Quando relembro São Leopoldo me emociono muito.
Minha casa era pequena e não tinha conforto. Os mercados eram distantes, as paradas de ônibus exigiam longas caminhadas e os horários de transportes eram restritos. Minha história foi se transformando dentro de minha São Leopoldo. Hoje posso dizer que moro no maior bairro da cidade conhecido como “Grande Feitoria”. Há um comércio em cada esquina, posto de saúde e escolas espalhadas pelo bairro. Hoje São Leopoldo nos enche de orgulho com suas riquezas culturais e históricas: Casa do Imigrante, Unisinos, ( Universidade do Vale do Rio dos Sinos), Santuário Padre Reus, e até o trem que aqui já chegou. Claro, o progresso também tem suas consequências. Fico triste quando ouço falar da poluição do rio dos Sinos. Lembro-me dos velhos baldes d’água e da felicidade que temos no simples ato de abrir a torneira. Ao voltar no tempo, penso que mesmo na dificuldade minha vida sempre foi regada por momentos bons. Nesse vale vivo realizada. Sou uma senhora feliz, que entre baldes e fantasmas construiu sua vida.
Peço ao nosso querido Padre Reus que me dê muitos anos ainda para que eu possa seguir crescendo com essa cidade, e quem sabe um dia uma menina querida escreva nossa história.

(Texto baseado numa entrevista feita com a sra. Marinalda da Silva de Oliveira, 57 anos)

34 comentários:

  1. gostei disso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito bom

      Excluir
    2. alunos do 8° ano da escola nilo coelho ministro andreazza ro. gostamos muitos . Bruno João Paulo Mateus.

      Excluir
    3. muito enteressante esse texto el gostei muito 100
      %

      Excluir
    4. é o testo é bem interessante mesmo!!!!

      Excluir
    5. Stephane Caldas21 agosto, 2012

      gostei muito

      Excluir
    6. washington23 agosto, 2012

      gostei manoh

      Excluir
    7. muito bom vei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  2. isso e muito interessante!!!!

    ResponderExcluir
  3. nossa texto muito massa vey .

    ResponderExcluir
  4. amei a estória muitoo boaa para nova geração aprender a vida boa que eles tem hoje, eles ñ precisam trabalhar só estudar e olhe lá ainda...

    ResponderExcluir
  5. gente a história é muito foda... adoreiiiii !! vlw...

    ResponderExcluir
  6. gostei as historias sao d+,gostei do peixe.........

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Elaine fernandes 08/08/2012
    AMEI ESTA MEMORIA LITERARIA É BOA DI MAIS

    ResponderExcluir
  9. A HISTORIA FOI MUUUUITO BONITA

    ResponderExcluir
  10. ai.ai. gostei muthoo super bacana super interessante...............

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. que bom né!!!

    ResponderExcluir
  13. queeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee Moraaaaaaaaaaal !!

    ResponderExcluir
  14. esse texto e amador de mais para estar ai

    ResponderExcluir
  15. legal esse texto seja la quem falou que e amador de mais quem escreveu esse texto vai longeeeeeeeeeeeeee.

    ResponderExcluir
  16. gostei do texto muito bom

    ResponderExcluir
  17. vc pode ser uma escritora de livros goste

    ResponderExcluir
  18. obrigada pela publicacao foi muito boa, e servio para o dia a dia de todos que leram.

    ResponderExcluir
  19. MUITO BOM UMA GENIA

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  21. eu gostei mais queria um melhor ainda bjs!!!!

    ResponderExcluir
  22. jesus ama todos vc! bjjj!!!

    ResponderExcluir

Olá!!! Se gostou da postagem, deixe seu comentário! Obrigada!!!!